• Preto Ícone Google+
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Twitter Icon

© 2017 por Pat Estúdio

10 Incríveis benefícios do Abacate para a saúde

November 17, 2017

 

Macio, cremoso e muito saboroso, o abacate é um alimento muito versátil que pode ser utilizado no preparo de diversos pratos. Pode ser em uma sobremesa, salada, recheio de sanduíche e até mesmo uma sopa. Seu sabor único e textura inigualável o colocam à frente de muitas frutas, além dos enormes benefícios que pode proporcionar à saúde, se incluídos regularmente em nossa alimentação.

Vários estudos mostraram que os diversos nutrientes contidos no abacate turbinam a saúde, portanto, veja aqui 10 motivos para incluir esse poderoso alimento na sua alimentação semanal, acompanhados de dados médicos e científicos que só reforçam as maravilhas dessa fruta incrível.

 

 

1. São Repletos de Vitaminas e Nutrientes

 

Os abacates são extremamente nutritivos e contêm uma enorme quantidade de nutrientes que incluem mais de 20 tipos de vitaminas e mineiras. Uma pequena quantia de 100 gramas oferece:

- 26% da quantidade diária necessária de vitamina K, importante para a saúde dos ossos e do coração;
- 20% da quantidade diária necessária de ácido fólico, essencial para a formação de células sanguíneas na medula óssea;
- 17% da quantidade diária necessária de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, o coração, a pele e os olhos;
- 14% da quantidade diária necessária de vitamina B5, que ajuda a combater alergias, além de outros benefícios;
- 13% da quantidade diária necessária de vitamina B6, que melhora diversos sistemas do organismo, incluindo o de imunidade, circulatório, digestivo, nervoso e muscular; e
- 10% da quantidade diária necessária de vitamina E, que atua na saúde da pele e dos olhos.
Além disso, também tem, em menores quantidades, minerais como magnésio, manganês, ferro, zinco, fósforo e a vitamina A. O abacate é uma fonte de diversas vitaminas e nutrientes essenciais!

 

 

2. Contém Gorduras Saudáveis

 

O abacate é um dos alimentos naturais mais gordurosos do planeta, mas isso não significa que faz mal, pelo contrário. Nosso organismo precisa de uma quantidade de gordura saudável para funcionar adequadamente e o abacate é rico em gorduras poli-insaturadas, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue e os riscos de doenças cardíacas. São ricos em ácido oleico, um ácido graxo essencial que tem os mesmos benefícios do azeite de oliva.

 

 

3. Melhora a Visão

 

Os abacates são ricos em antioxidantes, dentre eles, dois nutrientes chamados luteína e Zeaxantina, essenciais para a saúde dos olhos. Estudos mostraram que eles reduzem de forma significativa o risco de adquirir catarata, além de proteger contra a degeneração macular, uma das causas mais comuns de problemas e perda de visão, muito comum em pessoas acima de 65 anos.

 

 

4. Reduz o Nível de Problemas e Doenças no Coração

 

Doenças cardíacas é uma das principais causas de morte no Ocidente, desencadeadas por diversos fatores. Dentre eles, os mais comuns são altos níveis de colesterol e triglicérides e o consumo de abacate pode ajudar a diminuir o nível de ambos no organismo. Pesquisas mostraram que indivíduos que consumiram a fruta, diminuíram em até 20 por cento o nível de triglicérides no sangue e em até 22 por cento o volume de colesterol.

 


5. É um Excelente Anti-Inflamatório Natural

 

 

 

Os ácidos graxos ômega 9 contidos no abacate, agem como anti-inflamatórios e ajudam a amenizar os efeitos causados por inflamações no organismo causadas pelo consumo de laticínios e alimentos processados. A fruta também tem altos níveis de fitosteróis que contêm fortes propriedades anti-inflamatórias, altamente recomendável para quem tem artrite e osteoporose. Além disso, a união de fitosteróis e ácido oleico ajuda a prevenir contra os danos e inflamações na pele, causados pelos raios UV. Por isso, pode-se dizer que o abacate é o mais poderoso alimento anti-inflamatório!

 

 

6. Podem Ajudar na Digestão

 

Além de todos esses nutrientes, o abacate também é riquíssimo em fibras, que ajuda na perda de peso, diminui o nível de açúcar no sangue e melhora a digestão. Cerca de 100 gramas da fruta contêm 7 gramas de fibra, o equivalente a 27 por cento da quantidade diária recomendada. Quanto mais fibras você consumir, melhor o seu sistema digestivo vai funcionar, mantendo a saúde do cólon e diminuindo o inchaço.

 

 

7. Ótima Fonte de Potássio

 

O potássio tem um papel importante na pulsação sanguínea, que mantém as batidas do coração e também ajuda no movimento dos músculos e no funcionamento dos nervos. Estudos têm mostrado que problemas cardíacos e nos rins estão associados à falta de potássio, além do aumento de risco de infarto. As bananas são uma ótima fonte desse nutriente, mas você vai se surpreender ao saber que 100 gramas de abacate cobrem 14 por cento da quantidade diária recomendada desse nutriente, ou seja, mais que as bananas, que cobrem 10 por cento.

 

 

8. Ajuda a Absorver Nutrientes de Outros Alimentos

 

 

Quando você consome alimentos saudáveis é importante saber que seu corpo tenta absorver o máximo possível deles, mas esse processo precisa de uma ajuda. Muitos nutrientes essenciais precisam estar associados com alguma gordura para serem bem absorvidos, incluindo vitaminas A, D, E e K, e o carotenoide, um excelente antioxidante. Os carotenoides estão em folhas verdes, cenoura e na batata-doce, que contêm uma pequena quantidade de gordura saudável. Estudos têm mostrado que, ao consumir abacate com esses alimentos, aumenta em até 15 vezes a quantia de carotenoides.

 

 

9. Ajuda a Prevenir o Câncer

 

Pelo fato de ter menos carboidratos e açúcar comparado a outras frutas, o abacate pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, graças à alta quantidade de fibras. Uma porção grande de uma refeição rica em fibras passa intacta pelo sistema digestivo e por isso estão menos propensas a causar um aumento dos níveis de açúcar no sangue. Pessoas com diabetes tipo 2 precisam incluir mais fibras na alimentação e o abacate é uma das melhores alternativas para isso.

 

 

Pelo fato de ter menos carboidratos e açúcar comparado a outras frutas, o abacate pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, graças à alta quantidade de fibras. Uma porção grande de uma refeição rica em fibras passa intacta pelo sistema digestivo e por isso estão menos propensas a causar um aumento dos níveis de açúcar no sangue. Pessoas com diabetes tipo 2 precisam incluir mais fibras na alimentação e o abacate é uma das melhores alternativas para isso.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Principais benefícios dos Alimentos Funcionais

November 17, 2017

1/5
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon